Seguidores

Tecnologia do Blogger.

A importância do Casamento


Estamos começando a descobrir que o casamento não é um contrato; não é apenas uma parceria. É uma união – uma união que tem como conseqüência para as pessoas a fusão em um único ser. A Bíblia usa a seguinte linguagem: “Eles já não são dois, mas uma só carne.” (Mateus 19:6). A intensidade e realidade desta fusão é descrita em 1 Coríntios 7:3-5:
“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.”
    Nesta afirmação Deus estabelece o princípio de que quem se casa passa a viver na maior intimidade possível com o cônjuge. Sues corpos pertencem um ao outro. Exceto por atividade espiritual, eles não devem negar seus corpos um ao outro. Não há nenhum outro relacionamento físico no mudo como este. Eles devem viver como um só corpo porque Deus ordenou que eles fossem uma só carne.
    Deus enfatiza que esta união não é feita pelo homem mas por Deus (Marcos 10:9). Isto se refere apenas a casamentos cristãos sob a autoridade da Igreja? Se isto for verdade, então todos os casamentos não-cristãos não são casamentos. São apenas um homem e uma mulher vivendo juntos num relacionamento adúltero.
    Deus fala de todo casamento da raça humana. Sabemos que Deus tem em vista todos os casamentos através da história do mundo porque Marcos 10:6-8 nos fala de nossos antepassados que foram criados para serem marido e mulher. Marcos 10:6-8:
“E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais pois idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos prostituíamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.”


Nesta passagem, Deus cuidadosamente declara que a união do marido e da esposa em uma só carne se relaciona diretamente com Cristo e a Igreja. Logo, Deus colocou sua divina mão na união do casamento porque o casamento é uma figura do íntimo e eterno relacionamento que existe entre Cristo e os verdadeiros cristãos, Sua Igreja.
    Do mesmo modo que o marido e a esposa vivem juntos em grande intimidade, Cristo vive em intimidade parecida com o cristão. Do mesmo modo que Deus fundiu o marido e a mulher em uma só carne, Deus fundiu Cristo e o cristão de tal forma que a mesma frase pode ser usada, “uma carne”, quando falando dessa união espiritual.
    A morte é a única forma de quebrar a união física entre o marido e a esposa, mas o cristão tem vida eterna. Por isso, ele nunca morre espiritualmente. Desde que Cristo é o Deus eterno, que morreu apenas na cruz e nunca morrerá de novo, não há possibilidade de quebrar a união entre Cristo e o cristão. Nem a esposa (o cristão), nem o marido (Cristo), podem morrer. Portanto, nenhuma ação pecaminosa por parte do cristão pode ameaçar seu casamento com Cristo. Do mesmo modo que no casamento humano não pode haver divórcio por fornicação, o casamento espiritual entre Cristo e o cristão não pode ser rompido pela fornicação espiritual do cristão. Que tremendo conforto e segurança temos ao saber esta alegre verdade!